quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escolas matam a criatividade?

Bem, achei o vídeo muito interessante, e como tudo que é interessante, há sempre pontos a serem discutidos tanto positivamente quanto negativamente.
Primeiramente, Ken Robinson inicia seu discurso "tentando" tratar com humor um ponto crucial e que infelizmente podemos dizer que sentimos na pele: o fato de trabalharmos com educação. Como isso pode ser visto com tamanho desprezo pela sociedade? Não digo apenas da questão salarial, ou pelo fato de que a maioria dos pais acham que seus filhos são de nossas responsabilidades, mas digo pela carga preconceituosa que nossa profissão traz. Quem nunca ouviu um: Nossa! ou senão um simples arregalar de olhos que demonstram decepção quando vc diz: sou professora! Ou até mesmo os mais ousados que soltam: Coitada!Desculpe o termo, mas isso é um SACO! Confesso que tento, mas em alguns momentos acho que o erro realmente está em mim, em ser professora.
Certa vez ouvi de uma infeliz criatura que puxei papo em um onibus a seguinte frase: É díficl a gente escolher o que vai ser não é? Só sei de uma coisa, nunca vou querer ser professora! Acho que só escolhe ser professor que não tem competência pra fazer engenharia, medicina, ou qualquer outra coisa. E claro, para terminar e fechar com chave de ouro ela me olha e diz: Você não acha? O que você faz?
Eu, totalmente perplexa respondi: Sou professora! kkkkkkkk
Hoje soa como engraçado, mas na hora foi um misto de constrangimento, indignação, raiva e ainda ter que pensar como responder a isso com educação, afinal, sou professora e mexo com educação em todos os níveis interpretativos da palavra. 
Bem, deixando as lamúrias no que diz respeito a visão "pequena e turva" da maioria da população, outro ponto que Ken Robinson apresenta e que de verdade me irrita é: Como é fácil as pessoas criticarem a escola? Ou seja, a escola não serve pra nada! Sinceramente, isso me deixa furiosa.
Claro que há lacunas a serem preenchidas, vertentes a serem mudadas e melhoradas, erros, como em TODA profissão e ambiente de trabalho, mas por que só a escola recebe críticas?
É muito fácil um "bambambam" que nunca sequer entrou em uma sala de aula escrever textos lindos e maravilhosos dizendo como a escola deveria ser, ou como o professor deve preparar e administrar suas aulas. Papel aceita tudo! Mas a prática é completamente diferente.
Concordo que a educação em muito precisa mudar! Concordo que o professor precisa se empenhar um pouco mais e começar a refletir em que tipo de pessoa pretende formar a partir do que ensina, mas temos muitos professores bons, mesmo dando aulas na forma tradicional que tanto é criticada, e temos péssimos professores que sempre pregam um ensino diferenciado e significativo que não honram seu discurso quando em sala de aula.
Muitas verdades foram sim ditas por Ken Robinson, mas é seu ponto de vista no que diz respeito a educação, como ele mesmo disse, falar de educação é tão dificil quanto falar de religião, time de futebol, etc.
É bom termos cuidado com o que ouvimos, lemos e vemos sempre. Filtrar as informações não é uma tarefa fácil, mas a meu ver, faz-se necessária até mesmo quando dizemos ou ouvimos um bom dia como cumprimento enquanto andamos na rua.


Um comentário:

  1. Sua lucidez transforma um material reducionista numa boa reflexão...Gostei muito de seu olhar!

    ResponderExcluir