sexta-feira, 16 de março de 2012

Qual a importância do Ensino de Física?


O Ensino de Ciências, especificamente da Física, durante a formação básica do aluno apresenta como meta principal a preparação do aluno mediante aos desafios que o mesmo poderá encontrar posteriormente à sala de aula, principalmente em seu dia a dia.  
A Física deve contribuir para a constituição de uma cultura científica básica na formação do aluno permitindo que, a partir destes conhecimentos, o mesmo possa compreender fatos e fenômenos naturais além da relação homem-natureza.
É de conhecimento coletivo que todos nós cidadãos estamos  mergulhados em um cenário onde o avanço científico e tecnológico a cada dia apresenta novos aparatos e conhecimentos que em grande maioria podem ser considerados (e ingenuamente vistos) como a personificação do progresso. 
Computadores com tecnologias cada vez mais avançadas, celulares cada vez mais modernos, aparelhos de televisão que tentam cada vez mais a perfeição na transmissão de suas imagens e sons, carros cada vez mais equipados, cirurgias cada vez mais ousadas e invasivas em busca de curas antes inimagináveis entre outros exemplos, induz a todos para a idéia de que o progresso está acontecendo cada vez mais rápido. Será verdade essa afirmativa? O progresso realmente está ligado ao número cada vez maior de tecnologias atuais apresentadas à população como algo extraordinário e que revolucionará a vida humana? A sociedade entende a importância do conhecimento científico e tecnológico para suas próprias escolhas referentes a esse mundo atrativo, que a cada dia se torna mais brilhante e bonito diante dos olhos consumidores de cada um? Como o Ensino de Ciências ou de Física podem responder a questões dessa natureza?
 Diante de tais questionamentos, a idéia de que o Ensino de Física é algo distante da vida cotidiana do aluno ou sem aplicabilidade na solução de problemas do seu dia a dia dá lugar ao entendimento da importância desta Ciência para a formação cidadã do indivíduo, tornando o seu ensino totalmente voltado para a formação de um futuro cidadão contemporâneo, ativo e instrumentalizado, com capacidades de intervir e participar da realidade em que está inserido. Essa Ciência deve ser ensinada com o objetivo de formação crítica do aluno, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades que o possibilitem tomar decisões e fazer escolhas responsáveis sobre diversos assuntos que terão aplicações diretas em sua vida e na sociedade.
A Física não pode ser vista como um conteúdo que possui um fim em si mesmo, mas sim como instrumento na compreensão do mundo como um todo.
 A partir desses apontamentos, para que o Ensino de Física se torne realmente significativo para a formação do aluno, torna-se necessário uma reestruturação do currículo de Física e uma melhor formação dos futuros professores mediante novas propostas de ensino, objetivando assim formar cidadãos cientificamente alfabetizados e que tenham a capacidade crítica de opinar e tomar decisões diante de assuntos importantes que abordem Ciência e Tecnologia. Dentro dessa proposta de Ensino de Ciências reformulado e significativo, surge um conceito que vai de encontro com estes objetivos, a chamada Alfabetização Científica e Tecnológica  (ACT) .
Seguem sugestões de textos para o entendimento de  ACT e sua importância para o Ensino de Física/Ciências em geral.



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