sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Encontro de lampião com Eike Batista

Discutimos muito sobre currículo e como os valores devem ser trabalhados em sala de aula além do conteúdo.
Pensando e refletindo sobre isso, em um dos primeiros posts desse blog, foi falado sobre os chamados currículo oculto e currículo experencial em que o aluno aprende e tem contato com valores, posturas e modos de agir capazes de influenciar na sua formação de caráter e na sua formação como pessoa.
Quando fui apresentada a esse vídeo não pude deixar de me encantar e de associá-lo justamente ao trabalho cultural e histórico que do mesmo pode originar. A riqueza nessa letra, no ritmo, na mudança dos gêneros musicais que a própria traz, pode ser trabalhada em sala de aula por professores de todas as áreas e com reflexões de uma grandeza inimagináveis.
Trata-se de uma sátira feita por um grupo musical chamado El Efecto narrando um possível encontro entre o grupo do cangaceiro Lampião e o empresário Eike Batista.
Disponibilizo o mesmo a todos que se interessem em refletir um pouco sobre este trabalho, que repito, de uma riqueza muito grande a ser explorada dentro da sala de aula. O vídeo apresenta a opção legenda a partir do botão cc.
Abraços e até a próxima! ;)





Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=2F-ZYs2NlYU&feature=share

2 comentários:

  1. Boa noite Cris,

    me chamo Tomás e sou da banda El Efecto.
    Quero dizer que pra nós é uma honra que a música tenha suscitado essa reflexão sobre possibilidades de debate e discussão na prática escolar. Uma satisfação sem tamanho!

    Agradeço em nome de todos e te mando um grande abraço.

    elefecto@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Tomás!

    Eu quem agradeço por essa jóia. Quando ouvi o trabalho de vocês instantaneamente pensei em postá-lo pois creio que, se utilizado em sala de aula pelo professor de história, filosofia, artes, língua portuguesa, sociologogia, entre outras áreas, explorando os fatores sociais, políticos, econômicos, históricos seria incrível. Confesso que por instantes senti uma pontinha de inveja de não ser professora de uma dessas áreas! kkk

    Abraços e sucessos a vocês!

    ResponderExcluir