sábado, 21 de abril de 2012

Resumo: Cooperação escola-universidade e construção do currículo


José Gregório Rodriguez
Juan Carlos Garzón

  • Relações de cooperação entre a Escola e a Universidade → Projeto Interdisciplinaridade e Currículo (14 escolas de diferentes lugares da Colômbia do ensino fundamental ao médio);
  • Explorar alternativas de transformação da cultura escolar (contexto local).


 A relação Escola – Universidade: entra a operatividade técnica no sistema e a construção de projetos sociais alternativos.

  • Época de dissolução do projeto moderno →processo complexo de racionalização, disciplinamento e controle da vida social (desestruturação do espaço público como espaço de constituição, construção e exercício de cidadania, e sua configuração como uma plataforma chave para a invasão do capital e dos interesses privados em tal racionalização);

  • Ser universitário não significa pertencer a um âmbito em que seja possível questionar criticamente as condições de produção do saber instituído, mas pertencer a um núcleo de saber/poder no qual produzem tão somente conhecimentos que reforcem a operatividade tecnológica do sistema;
  • Escola e universidade vinculadas a lógica de mercado →universidade impulsiona o conhecimento científico e tecnológico e a escola deve influenciar desde baixo a configuração do mundo da vida como uma plataforma para o avanço tecnológico e o consumo;
  • Dissolução do projeto moderno → traçam-se novos caminhos para a construção de projetos sociais democráticos, uma vez que a idéia de democracia começa a ser desvinculada da tarefa emancipadora do Estado-nação para se configurar de novas maneiras pela importância que se atribui à sua construção a partir da vida cotidiana dos sujeitos;
  • Não é possível estabelecer definitivamente a relação Escola – Universidade, mas esta aparece como uma estrutura flexível, que possibilite o surgimento e a resolução das contradições inerentes à construção da democracia;
  • A melhoria da qualidade da educação exige uma capacidade de resposta, a partir da universidade e da escola, aos desafios econômicos, culturais e sociais de nossas sociedades e à ameaça de extinção dos povos da periferia.

O PIC como campo de trabalho conjunto entre escola e a Universidade

·         O programa RED concebeu a educação como um fator determinante na apropriação da cultura e no desenvolvimento humano dos indivíduos;
·         A relação de trabalho cooperativo que o programa constituiu com as escolas é mediada pela cultura acadêmica que busca fazer do exercício intelectual o eixo da vida escolar e universitária;
·         Dimensões de estudo e ação: disciplinar, institucional e vida cotidiana;
·         A produção do conhecimento local, o trabalho interdisciplinar e a lógica do trabalho por projetos aparecem como elementos inerentes ao PIC e implicam que a Escola e a Universidade se relacionem entre si a partir da lógica da produção, circulação, apropriação e validação do conhecimento;
·         Tudo isso se enquadra em três âmbitos de trabalho: investigação, inovação e a transformação da cultura escolar;

A cooperação Escola-Universidade nos âmbitos da investigação, inovação e transformação da cultura escolar

No âmbito da investigação:

  • Formularam-se os acordos que permitiam consolidar um traçado geral da investigação, definir alguns objetos de investigação, os papéis e possibilidades para os sujeitos pesquisadores e o horizonte metodológico para os PIC;
  • Investigação em três dimensões: Investigação educativa, Investigação pedagógica, Investigação sobre o mundo local;
  • Cada dimensão desenvolve-se a partir de seus próprios objetos de investigação, os quais foram continuamente reformulados durante o processo investigativo;
  • Cada uma das dimensões apresenta, como constituídos de fatos, os sujeitos de investigação, isto é, os sujeitos que podem fazer a leitura de seus temas e a partir deles produzir um saber qualificado.
Horizontes metodológicos nos projetos curriculares interdisciplinares
  •  Existem dois níveis metodológicos na cooperação entre as escolas e a Universidade: um nível metodológico referente ao PIC  um nível metodológico para a investigação sobre o mundo local nos projetos curriculares interdisciplinares.
  • Nesse tipo de investigação, os processos de investigação educativa avançam paralelamente ao desenvolvido profissional dos pesquisadores, de modo que os professores “aprendem não apenas a identificar e resolver seus problemas, mas ampliam seus conhecimentos e desenvolvem competências para sua própria formação. Por outro lado, os pesquisadores saem enriquecidos no contato com a prática educativa por sua imersão nos problemas reais das escolas.
  • No trabalho de campo, as atividades de investigação revelam o potencial pedagógico de lugares diferentes das salas de aula. A investigação ocorre em lugares cotidianos que são reconhecidos a partir das atividades de coleta de dados.  
A relação Escola-Universidade no âmbito da Inovação Educativa
  • Nesse âmbito, a relação Escola-Universidade atua através das descentralizações que cada instituição possibilita à outra.
  • No PIC ocorre uma reviravolta  que vai da lógica do ensino à lógica da investigação, quando o pedagógico, a gestão e a avaliação estruturam-se em torno de um currículo que aponta para a produção de conhecimento sobre a realidade local.
  • Podemos edificar quatro inovações no currículo propiciadas pelos projetos: a organização do currículo em função de problemáticas locais, a construção do currículo através de  perguntas de pesquisa, a confluência de diversas disciplinas nas temáticas de investigação e o ingresso no currículo de outros saberes, distintos dos saberes escolares tradicionais.
  • O currículo escolar não vem simplesmente antes de seu objeto de estudo, mas vai sendo formulado à medida que se aproxima dele.
  • O diálogo entre os saberes escolares e os saberes locais não consiste em que os primeiros expliquem os segundos, mas em que a interação de ambos possibilite a construção de olhares complexos sobre os fenômenos que são objetos de investigação.
  • O currículo, dada a complexidade dos objetos de estudo e sua construção paralela à indagação das problemáticas, caracteriza-se pela sua flexibilidade, permitindo que novos saberes disciplinares e temáticas diferentes das tradicionais ingressem na escola.
  • Um dos efeitos mais significativos dos projetos curriculares interdisciplinar foi o fato de se terem aberto as fronteiras da escola e, desta maneira, os atores escolares entrarem em contato com as realidades de suas cidades a ponto  de se perguntar pelo papel que a escola deve desempenhar na solução das diversas problemáticas locais.
  • Uma das rupturas que o PIC provoca consiste em formular um processo educativo e torno da investigação e da problematização do local em um processo que Paulo Freire definiu como “tomada de consciência”. O currículo deixará de ser pensado exclusividade pelos professores universitários como os códigos da cultura que os professores  do ciclo básico devem transmitir e os estudantes devem aprender. Será organizado em torno da pergunta: O queremos saber sobre o nosso entorno?

Equipe: Cristina C. Macedo; Gisele M. Garcia

FONTE:http://www.facebook.com/photo.php?fbid=358409590873751&set=a.261714877209890.61540.261705443877500&type=1&theater

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